Compartilhe o nosso portal

São Luís (MA), 13 de abril de 2024

Autistas terão vez no esporte, anuncia ministro André Fufuca

O Maranhão será pioneiro na implantação do programa federal para democratização do acesso ao esporte, o TEA Ativo, que inclui autistas, e beneficiará 30 cidades. É o que garante o ministro do Esporte, maranhense André Fufuca.

O Maranhão será pioneiro na implantação do novo programa federal para democratização do acesso ao esporte, o TEA Ativo, e receberá estruturas esportivas em 30 cidades. Foi o que garantiu o ministro do Esporte, maranhense André Fufuca,  durante o encerramento da Caravana Federativa, em São Luís.

“Há 15 anos tínhamos várias crianças e jovens com autismo, mas não tínhamos o conhecimento que a ciência tem hoje e muitas vezes o jovem não tinha o suporte adequado. Pensando nisso, vamos instituir em Caxias um programa pioneiro. O Maranhão vai dar exemplo no que diz respeito a um tratamento efetivo e de qualidade para todos aqueles que tenham o espectro do autismo”, pontuou André Fufuca.

Ele explicou que a execução do TEA Ativo atende a um pedido do presidente Lula para recriação do programa Segundo Tempo, que agora contará com três vertentes: uma para atendimento de pessoas com autismo, outra para universitários e a terceira com a base geral de atuação, direcionada a áreas de vulnerabilidade social.

O ministro André Fufuca também anunciou que o Maranhão terá estruturas esportivas comunitárias em 30 cidades. Cada estrutura compreende um verdadeiro complexo esportivo com quadra society, quadra de basquete, playground, quadra de beach tennis, área de cooper, além de iluminação. A estrutura é instalada com contrapartida dos municípios que devem fornecer o terreno e o serviço de terraplanagem.

“De 240 propostas que o ministério pode aprovar esse ano, nós tivemos 4,2 mil solicitações de todos os municípios do Brasil, esta é a terceira solicitação mais pedida, e eu gostaria de anunciar 30 estruturas esportivas comunitárias para 30 cidades no Maranhão”, declarou.

Aproximando gestões

Os anúncios realizados durante o encerramento da Caravana Federativa coroam a ação do Governo Lula, que tem como principal objetivo aproximar as gestões públicas para levar programas e serviços federais a todos os brasileiros. Milhares de atendimentos foram realizados pela equipe federal durante os dois dias de trabalho no Maranhão, que é o quinto estado do país a receber a Caravana.

Como representante do Governo Federal no segundo dia de atendimentos, o secretário especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, André Ceciliano, afirmou que as ações da Caravana Federativa se estendem para além do período em que a equipe fica no estado visitado.

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.