Compartilhe o nosso portal

São Luís (MA), 8 de julho de 2024

Vídeo manipulado mostra torcedores do Flamengo pedindo ‘Volta, Bolsonaro!”

História de AFP Brasil

Um vídeo da torcida do Flamengo no estádio do Maracanã, que mostra os presentes pedindo a volta do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) à Presidência da República, é falso. Ao contrário do que alegam publicações compartilhadas mais de 45 mil vezes nas redes sociais desde 5 de fevereiro de 2024. O áudio original é de uma gravação feita em 30 de novembro de 2023, durante a entrega do título de cidadãos honorários a Bolsonaro e a seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), na Câmara Municipal de São Bernardo do Campo, em São Paulo.

“O Maracanã lotado, no jogo Flamengo x Vasco – as maiores torcidas – pedindo a volta de Bolsonaro”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook, no Instagram, no TikTok, no Kwai e no X.

O vídeo também foi enviado ao WhatsApp do AFP Checamos, para onde os usuários podem encaminhar conteúdos vistos em redes sociais, se duvidarem da sua veracidade.

Captura de tela feita em 16 de fevereiro de 2024 de uma publicação no X © Fornecido por AFP Fact Check

Na gravação, feita no interior de um estádio de futebol, torcedores vestindo camisas do Flamengo supostamente entoam os dizeres “volta, Bolsonaro”, enquanto jogadores com camisas brancas e shorts pretos são vistos no gramado ao lado dos jogadores rubro-negros.

Algumas publicações indicam que o momento teria ocorrido no estádio Jornalista Mário Filho — o Maracanã — durante a partida de 4 de fevereiro de 2024 entre Flamengo e Vasco da Gama. Mas registros da disputa mostram que, na ocasião, os jogadores do Vasco vestiam camisas pretas e shorts brancos, diferentemente dos atletas vistos na sequência viral.

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.