Compartilhe o nosso portal

São Luís (MA), 13 de agosto de 2026

Search
Search

Operação da PF investiga supostos desvios de emendas parlamentares ligadas a Maranhãozinho

Ação, deflagrada nesta quinta-feira,13, investiga fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos, lavagem de dinheiro, ocultação de ativos e crimes contra a ordem tributária, segundo a PF. No entanto, o parlamentar não é alvo das diligências de hoje.

Ação investiga fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos, lavagem de dinheiro, ocultação de ativos e crimes contra a ordem tributária, segundo a PF

PF faz operação e investiga supostos desvios de emendas parlamentares em obras de infraestrutura no Maranhão
PF faz operação e investiga supostos desvios de emendas parlamentares em obras de infraestrutura no Maranhão — Foto: Reprodução/PF

A Polícia Federal realizou, nesta quinta-feira uma operação que apura a atuação de um grupo suspeito de envolvimento em desvios emendas parlamentares destinadas para aplicação em obras de infraestrutura no Maranhão. As investigações apontam irregularidades em emendas do deputado federal Josimar Maranhãozinho (PL-MA). No entanto, o parlamentar não é alvo das diligências de hoje.

A investigação começou após informações levantadas pela Receita Federal e pela Controladoria-Geral da União (CGU). São cumpridos nove mandados de busca e apreensão expedidos pelo ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF): três mandados em São Luís, quatro em Colinas, um em Presidente Dutra e um em São Félix de Balsas.

As suspeitas são de fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos, lavagem de dinheiro, ocultação de ativos e crimes contra a ordem tributária.

Intitulada da Operação Monte Sinai, a ação investiga fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos, lavagem de dinheiro, ocultação de ativos e crimes contra a ordem tributária no Maranhão. “Os elementos reunidos apontam para possíveis irregularidades na aplicação de recursos oriundos de emendas parlamentares federais, repassados por meio de convênios destinados à execução de obras de infraestrutura em municípios maranhenses”, informou a corporação.

A polícia também investiga uso irregular de recursos de precatórios do antigo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) em contratos de pavimentação e de infraestrutura.

Josimar de Maranhãozinho ainda não se manifestou sobre o caso.

Com informações e O Globo

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *