Compartilhe o nosso portal

São Luís (MA), 29 de agosto de 2025

Search
Search

Tem peixe gordo do Maranhão no cardápio da CPMI do INSS

Deputado estadual Edson Araújo, presidente da Fecopema

A CPMI do INSS já começa seu cardápio com peixe gordo maranhense no seu cardápio. Isso porque requerimento apresentado pelo senador Izalci Lucas (DF) solicita a quebra de sigilo bancário e fiscal da Federação das Colônias de Pescadores do Maranhão (Fecopema), que já deve ser analisado nesta terça-feira (26/Ago). A medida abrange movimentações financeiras entre janeiro de 2020 e julho de 2025 da entidade presidida pelo deputado estadual maranhense Edson Araújo.

A base do pedido foi um relatório do foi Coaf que apontou transações atípicas de cerca de R$ 5,4 milhões nas contas da entidade entre 2023 e 2024. O relatório indica possível uso irregular dos recursos, o que reforçou a necessidade de investigação. Araújo é citado no requerimento como exemplo de “conflito de interesses”, por acumular o mandato político e o comando da federação.

O senador autor do pedido afirmou em seu requerimento que o Maranhão concentra cerca de 192 mil beneficiários do Seguro-Defeso, com média de mil segurados por barco, dado considerado incompatível com a realidade local. Segundo o texto, a apuração busca identificar se os valores foram desviados para agentes públicos, atividades políticas ou mesmo para o próprio dirigente da federação.

Edson Araújo é deputado estadual desde 2011. Foi eleito em 2010 e reeleito em 2014 e 2018. O deputado é investigado pela Polícia Federal (PF) por ter recebido 5,4 milhões de reais de uma entidade envolvida no Esquema de fraudes no INSS.

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *