
O secretário municipal de Infraestrutura de Buriti-MA, Antônio José Ferreira da Silva, popularmente conhecido como Toinho Francês, de 52 anos, foi morto, nesta quarta-feira (14/ago),vítima de disparo de arma de fogo efetuado pelo agente da Guarda Civil Municipal (GCM) Josenilson de Lima da Conceição.
O crime ocorreu na Avenida Candoca Machado, nas proximidades da Escola Estadual Maria Luiza, em plena manhã, e chocou a comunidade buritizense, na região do Baixo Parnaíba, a 340 quilômetros de São Luís.
O Guarda foi conduzido pela Polícia Militar para a Delegacia Regional de Chapadinha, onde foi lavrado o flagrante do investigado pela prática, em tese, do crime de Homicídio Qualificado por motivo fútil, por recurso que impossibilitou a defesa da vítima e por utilização de arma de fogo de uso restrito.
Algumas testemunhas disseram que a discussão começou em frente ao Hospital Municipal Benedito Machado, na avenida Candoca Machado. A briga, que teria sido motivada por uma questão de trânsito – o secretário municipal teria feito um retorno proibido -, evoluiu rapidamente. Durante o confronto, o secretário teria dado um tapa no rosto do guarda municipal. Em resposta, o guarda sacou a arma e atirou contra a vítima.
Toinho Francês chegou a ser socorrido e levado para o hospital, onde já teria chegado sem vida. O guarda municipal, identificado como Josenilson de Lima da Conceição, foi preso em flagrante. A arma utilizada no crime foi apreendida.
