Compartilhe o nosso portal

São Luís (MA), 20 de novembro de 2025

Search
Search

‘Os Analistas’: A quem as pesquisas do Palácio dos Leões querem manipular?

Hoje o preço de mercado de uma pesquisa em todo o Estado do Maranhão com aproximadamente 2000 entrevistados custa em média 60 mil reais e 60 mil reais faz muita falta no caixa de qualquer veículo de comunicação aqui no Maranhão, não é verdade?

Pois bem, agora imagina um jornal que resiste e sobrevive através dos anos com nítidas dificuldades tirar 60 mil do seu orçamento para pagar uma pesquisa eleitoral? E quando é um blog que contrata uma pesquisa e divulga? Quem faria um investimento desse tamanho para não ter retorno comercial?

Os mais antigos já diziam, “jabuti quando sobe em árvore é enchente ou mão de gente”

Coincidentemente desde que o sobrinho do governador foi alçado à posição pré-candidato a governador começaram a pipocar pesquisas com seu nome. Uma das primeiras foi em julho pelo instituto VOX Pesquisas e surpreendentemente ele já aparece com 13% das intenções de votos, detalhe, nessa época ele tinha sequer feito o média trainning em SP para apreender a falar em público.

Um ponto importante e que faz toda a diferença nessas pesquisas é o percentual de indecisos nessas pesquisas. Tomando como exemplo essa do Instituto VOX, o percentual de indecisos é de apenas 6%, algo surreal e desconexo da realidade onde os resultados de eleições apontam sempre mais de 25% entre abstenção, votos brancos e nulos, ou seja, é impossível levar em consideração um levantamento que um ano antes de uma eleição aponte 6% de indecisos.

Desde então ele só cresce e se tornou um verdadeiro fenômeno eleitoral, pesquisas e mais pesquisas são despejadas em blogs, jornais, rádios e TVs com o sobrinho do governador sempre em crescimento, mesmo sem acontecer nada para isso, a não ser o uso da máquina pública para autopromoção sob as barbas do Ministério Público Eleitoral.

E quando achamos que a estratégia teria o mínimo de critério, eles se superaram e colocaram menino prodígio da família Brandão em primeiro lugar nas intenções de votos a frente do prefeito de São Luís, resultado, ninguém acreditou, internautas ridicularizam e a estratégia virou chacota nas redes sociais.

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *