
Aproximadamente 2,2 milhões de consumidores maranhenses de 217 municípios do Estado serão atingidos com um tarifaços de 17,46% de aumento anunciado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), beneficiando diretamente a Equatorial Energia, empresa concessionária e distribuidora de energia na terra de Gonçalves Dias. O índice entra em vigor a partir desta quinta-feira (28.
Segundo a Aneel, o processo tarifário foi impactado com custos de distribuição, transporte e aquisição de energia, além de remuneração de investimentos da distribuidora no Estado, a Equatorial Maranhão, pagamento de encargos setoriais para subsidiar políticas públicas. E tudo vai cair na cabeça dos consumidores
O processo de aumento tarifário passou por Consulta Pública (CP 023/2025), na qual recebeu contribuições por e-mail. Em 12 de junho, uma audiência pública foi realizada em São Luís, na reitoria do Instituto Federal de Educação do Maranhão (IFMA) para definir os rumos do acordo. Quem participou? Quem concordou com essa paulada? Algum deputado federal, estadual ou vereador? Quem se manifestou?
De acordo com a Aneel, as novas tarifas são resultantes do processo de Revisão Tarifária Periódica (RTP) que acontece a cada cinco anos. (G1)