Compartilhe o nosso portal

São Luís (MA), 30 de julho de 2025

Search
Search

Fugitiva da Justiça brasileira, Carla Zambelli é presa na Itália

Carla Zambelli é presa na Itália

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi presa na Itália. (Foto: Lula Marques/Agência Brasil)

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi presa nesta terça-feira (29) na Itália. A informação foi confirmada pela Polícia Federal, que disse que a “medida é resultado de cooperação policial internacional entre a Polícia Federal, a Interpol e agências da Itália”. A defesa de Zambelli, porém, afirmou que a deputada decidiu se entregar às autoridades italianas.

https://buy.tinypass.com/checkout/template/cacheableShow?aid=izBe3CQ7pu&templateId=OT4TAK6UFK7C&templateVariantId=OTV6YZDPUO5LC&offerId=fakeOfferId&experienceId=EXMLFPNUZ45U&iframeId=offer_53e850408384a8d319f4-0&displayMode=inline&widget=template&url=https%3A%2F%2Fwww.gazetadopovo.com.br%2Frepublica%2Fcarla-zambelli-e-presa-na-italia-diz-ministerio-da-justica%2F

“Na tarde de hoje, minha cliente, a deputada Carla Zambelli, decidiu se entregar às autoridades italianas, a fim de colaborar administrativamente com os pedidos das autoridades, mostrando o seu endereço, mostrando que nunca foi foragida na Itália e estava esperando um posicionamento oficial para que ela pudesse se apresentar”, disse o advogado Fabio Pagnozzi. Ela tenta não ser extraditada ao Brasil.

A PF, por sua vez, informou em nota que “a presa era procurada por crimes praticados no Brasil e será submetida ao processo de extradição, conforme os trâmites previstos na legislação italiana e nos acordos internacionais dos quais o Brasil é signatário”.

A ordem de prisão contra Zambelli foi expedida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em 7 de junho. Com isso, foi determinada a execução imediata da pena de 10 anos de prisão, inicialmente em regime fechado.

A parlamentar deixou o Brasil em maio. Inicialmente, ela viajou para os Estados Unidos e se mudou para a Itália, pois tem cidadania italiana. Zambelli anunciou sua saída do país no dia 3 de junho. Um dia depois, a Polícia Federal pediu a inclusão do nome da deputada na difusão vermelha da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol). A lista serve para alertar as polícias dos 196 países membros sobre fugitivos procurados internacionalmente.

O líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), foi um dos primeiros colegas a prestar apoio a Zambelli. Disse que ela teria se apresentado “espontaneamente” à polícia para começar seu pedido de asilo político e de não extradição e que o partido segue firme ao lado dela “contra toda essa perseguição política”.

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *