Compartilhe o nosso portal

São Luís (MA), 6 de novembro de 2025

Search
Search

Duarte Jr. está com medo de morrer e pede proteção contra Edson Araújo

O vice-presidente da CPI do INSS, deputado Duarte Jr. (PSB-MA), registrou nesta quarta-feira (5) um boletim de ocorrência na Polícia Legislativa contra o deputado estadual Edson Araújo (PSB-MA) por suposta ameaça de morte. Ambos são maranhenses e do mesmo partido, o PSB.

Duarte Jr. registrou boletim de ocorrência e pediu escolta ao presidente da Câmara, Hugo Motta

(Foto: Câmara dos Deputados)
O deputado federal Duarte Jr. acha que o deputado estadual Edson Araújo, colega de partido, não está pra brincadeira…

O vice-presidente da CPI do INSS, deputado Duarte Jr. (PSB-MA), registrou nesta quarta-feira (5) um boletim de ocorrência na Polícia Legislativa contra o deputado estadual Edson Araújo (PSB-MA) por suposta ameaça de morte. Ambos são do mesmo estado e do mesmo partido, o PSB.

Araújo é vice-presidente da Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA), citada entre as entidades na Operação Sem Desconto da Polícia Federal, que investiga fraudes contra os aposentados, entre 2019 e 2024.

O esquema envolvia descontos não autorizados no valor dos benefícios para associações e entidades sindicais por meio de Acordos de Cooperação Técnica (ACTs) com o INSS.

Duarte Jr. também pediu ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), escolta para ele e para a família. Segundo o parlamentar, Araújo teria enviado ameaças pelo aparelho celular de sua mãe.

De acordo com as capturas de capturas de tela da conversa entre os dois, Araújo chama Duarte Jr. de “palhaço, irresponsável e incompetente”. Ele teria dito ainda que nunca recebeu nada de aposentado e “nós vamos nos encontrar”.

Duarte Jr. pergunta: “você está me ameaçando?”. E teve como resposta: “Tô porque”. Duarte Jr ainda pergunta o que Araújo faria : “Você vai saber”.

“Ele me enviou três ameaças claras. Foi uma reação ao discurso que eu fiz na CPI na segunda-feira. O nome de deputado aparece no relatório da PF. Ele recebeu R$ 5 milhões da CBPA”, disse Duarte Jr.

Na segunda-feira, a CPM do INSS ouviu Abraão Lincoln Ferreira da Cruz, presidente CBPA. Ele chegou a ser preso durante a audiência por falso testemunho e liberado após pagar fiança. Durante o depoimento, Duarte Jr. questionou Abraão sobre Araújo.

Nesta quinta-feira a CPI deve aprovar a convocação de Araújo, segundo Duarte Jr. Depois será ouvido o ex-ministro do Trabalho e da Previdência de Jair Bolsonaro, Onyx Lorenzoni, que já confirmou presença. Lorezoni é acusado de receber dinheiro dos envolvidos no esquema, durante a campanha.

A CPMI do INSS aprovou o pedido de proteção ao vice-presidente do colegiado, deputado Duarte Jr. (PSB-MA), após ameaças do deputado estadual maranhense Edson Araújo, também do PSB. Edson é vice-presidente de uma confederação que recebeu recursos de aposentados e pensionistas do INSS.

Rodrigo Resende

Duração de áudio: 01:45

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
O vice-presidente da CPMI do INSS, deputado federal Duarte Jr., do PSB do Maranhão, solicitou proteção policial para ele e a família após receber ameaças do deputado estadual maranhense Edson Araújo. Edson, também filiado ao PSB, é vice-presidente da Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura, que recebeu recursos dos descontos não autorizados nas aposentadorias e pensões do INSS. Duarte Jr. afirmou que as ameaças não vão intimidar as investigações da CPMI. (deputado Duarte Jr) “Eu peço muito a ajuda de todos vocês, independente deputados do meu partido, de partidos de esquerda, da direita, porque eu confesso a vocês que não é justo. Nesse país quem cometa crime fica livre, fica impune e quem faz o que é justo, viva num estado de insegurança, de medo, de preocupação, que eu passo a semana toda, assim como vossas excelências aqui em Brasília, preocupado o que que está acontecendo com a minha esposa, onde minha esposa está onde meu filho está. Minha esposa está grávida de 8 meses e eu peço muito ajuda de vossas excelências para que eu possa garantir o mínimo de segurança minha família para que a gente possa continuar com esses trabalhos.” O presidente da CPMI, senador Carlos Viana, do Podemos de Minas Gerais, acatou o pedido de Duarte Jr. (senador Carlos Viana) “O pedido de proteção do deputado Duarte Júnior está sendo deferido por ofício da presidência. Não há necessidade de votação do plenário. Nós vamos oficiar o presidente da Câmara, Hugo Motta, para que junto à Polícia Legislativa faça proteção em Brasília e a Polícia Federal possa fazer a proteção à família e ao nosso vice-presidente no Maranhão.” Duarte Jr recebeu a solidariedade de diversos integrantes da CPMI, inclusive com a sugestão de convocação de Edson Araújo ao colegiado. Da Rádio Senado, Rodrigo Resende.

Veja a troca de mensagens:

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *