Compartilhe o nosso portal

São Luís (MA), 1 de agosto de 2025

Search
Search

Datafolha: maioria é contra tarifaço e reprova Trump

Levantamento mostra que ampla maioria dos brasileiros desaprova tarifaço e intromissão de Donald Trump em nossos assuntos internos.
Datafolha: 89% acreditam que tarifaço de Trump, apoiado por bolsonaristas, prejudica o país.Créditos: Paulo Pinto / Agência Brasil

Por Marcelo Hailer

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (31) revela que a ampla maioria dos brasileiros reprova e vê com preocupação o impacto do “tarifaço” anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Segundo o levantamento, 89% acreditam que a medida vai prejudicar a economia do país.

A notícia é ruim para o campo bolsonarista, visto que  este agrupamento apoia e incentiva sanções do governo Donald Trump contra o Brasil.  

Os entrevistados foram questionados sobre a taxa de 50% imposta a parte dos produtos brasileiros e responderam da seguinte forma:

  • Vai prejudicar muito: 66%
  • Vai prejudicar um pouco: 23%
  • Não irá prejudicar: 7%
  • Não sabem: 4%

O levantamento também mostrou que a percepção negativa sobre o tarifaço é praticamente unânime entre os eleitores dos dois principais candidatos à Presidência em 2022: 92% dos que votaram em Jair Bolsonaro (PL) e 87% dos que votaram em Lula (PT) afirmam que a medida vai prejudicar a economia brasileira.

Além disso, o levantamento Datafolha também revela que 57% dos brasileiros consideram que Trump erra ao pedir que a Justiça brasileira encerre e absolva o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no julgamento em que ele é réu por tentativa de golpe de Estado.

Trump está errado: 57%
Trump está certo: 36%
Não sabe/não opinou: 7%

A pesquisa ouviu 2.004 pessoas nos dias 29 e 30 de julho, antes de Trump oficializar a sobretaxa e divulgar a lista de 700 produtos que ficaram isentos da taxação. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *