O levantamento, realizado com 2.005 pessoas em 113 cidades, entre 8 e 9 de agosto, mostra que a aprovação à gestão presidencial avança em vários segmentos da população. Vários institutos de pesquisas também divulgaram seus levantamentos neste 12/09. Em todos a avaliação do governo Lula mostrou melhor desempenho.

Pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta quinta-feira (11) registra melhora nos índices de avaliação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e aponta para uma trajetória de estabilidade. O levantamento, realizado com 2.005 pessoas em 113 cidades, entre 8 e 9 de agosto, mostra que a aprovação à gestão presidencial avança em vários segmentos da população.
Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
O percentual de brasileiros que consideram o governo “ótimo” ou “bom” subiu para 33%, um crescimento de quatro pontos percentuais em relação ao último levantamento, de julho. Simultaneamente, a reprovação recuou dois pontos, indo de 40% para 38%. Outros 28% avaliam a administração como “regular”, indicando um eleitorado em processo de avaliação.
Anúncios
A pesquisa destaca que a gestão Lula conta com forte apoio em bases tradicionais e expande sua aceitação. A aprovação é mais robusta entre os moradores do Nordeste (45%), cidadãos com faixa etária entre 45 e 59 anos (40%) e entre a população com menor poder aquisitivo (39%).
Os números também mostram que, no mesmo período de seus primeiros meses de mandato, o governo Lula possui indicadores mais consolidados que os de seu antecessor, Jair Bolsonaro, registrando maior percentual de avaliações positivas e menor índice de reprovação.
Anúncios
O dado sobre a aprovação geral do governo reflete um equilíbrio, com 48% dos entrevistados aprovando a forma como Lula governa. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Os resultados sugerem um processo de consolidação da imagem presidencial diante dos eleitores. (Cubo)