Veja alguns detalhes do documento que será apresentado nesta quarta-feira, 1; temporada começa em janeiro com Estaduais e regionais

O calendário do futebol brasileiro para 2026, que a CBF anunciará na manhã desta quarta-feira, 1º, terá os Estaduais reduzidos de 16 para 11 datas. As federações estaduais já foram comunicadas para adaptarem o formato de suas competições.
A próxima temporada começará em meados de janeiro, com Estaduais e Copas regionais, como a do Nordeste. O Brasileirão terá início em março, indo até o início de dezembro. A CBF avalia se repetirá 2025 e a Copa do Brasil encerrará a temporada.

CBF vai apresentar calendário de 2025 nesta quarta-feira. Foto: Wilton Junior/Estadão
A maioria dos clubes entrará de férias em 8 de dezembro, ao término da edição 2025 do Brasileirão. A exceção serão os quatro semifinalistas da Copa do Brasil, Corinthians, Cruzeiro, Fluminense e Vasco, que jogarão até 21 de dezembro para definir o campeão. Além disso, caso Flamengo ou Palmeiras conquistem a Libertadores, disputarão a Copa Intercontinental da Fifa, no Catar, entre 10 e 17 de dezembro.
A Série A do Brasileirão será interrompida entre 11 de junho e 19 de julho, por causa da Copa do Mundo de 2026. Pelas regras da Fifa, jogadores convocados só podem atuar por seus clubes até 24 de maio. Depois, terão descanso entre 25 e 31 de maio e se apresentarão às seleções em 1º de junho. Assim, algumas equipes deverão disputar rodadas da Série A desfalcadas.
A Copa do Brasil também terá mudanças. Até o início desta semana, a diretoria de competições da CBF ainda discutia com clubes e parceiros comerciais o melhor formato. Entre as propostas estava a entrada dos 20 clubes da Série A apenas na terceira fase, a anterior às oitavas. Atualmente, apenas os times participantes da Libertadores estreiam em etapas posteriores.