Compartilhe o nosso portal

São Luís (MA), 18 de agosto de 2026

Search
Search

Morrem duas das maiores atrizes da teledramaturgia brasileira: Laura Cardoso e Glória Menezes

As duas atrizes, como numa ironia do destino, morreram um dia após o outro: Laura, com 98 anos, faleceu ontem (17.08), em São Paulo, e Glória Menezes, com 91 anos, nos deixou nesta quarta-feira, 18.08, no Riode Janeiro. Ambas faleceram por “causas naturais”.

O corpo de Laura Cardoso está dendo velado nesta terça-feira (18.8), na região da Bela Vista, no centro de São Paulo. A cerimônia começou às 8h, no Funeral Home, e segue até as 14h, de forma fechada para familiares e amigos da atriz.

Do lado de fora, alguns fãs deixaram homenagens para a veterana da dramaturgia brasileira. Cartazes com mensagens de carinho foram colocados na entrada do espaço em que ocorre a despedida.

Glória Menezes

Glória Menezes morreu aos 91 anos, nesta terça-feira (18/8), em sua casa. A informação foi confirmada pela assessoria da atriz, que marcou a despedida de uma das maiores artistas da dramaturgia brasileira.

Com uma trajetória de mais de seis décadas, Glória dedicou grande parte da vida à atuação e construiu uma carreira de destaque no teatro, na televisão e no cinema. Ao longo dos anos, deu vida a personagens que se tornaram referências da teledramaturgia nacional.

Glória iniciou a carreira artística no fim da década de 1950. Na época, estudava na Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (USP), mas decidiu deixar os estudos para se dedicar ao teatro. Ela participou da criação do grupo teatral Jovens Independentes, dando os primeiros passos de uma trajetória que posteriormente a levaria à televisão.

Na TV, a atriz se tornou uma das pioneiras da dramaturgia brasileira e protagonizou uma novela diária, feito que ajudou a consolidar seu nome na história da televisão. A partir daí, acumulou trabalhos em diversas produções e interpretou personagens marcantes ao longo de diferentes gerações.

Além das novelas, Glória Menezes também construiu uma carreira sólida nos palcos e no cinema, tornando-se uma das atrizes mais respeitadas do país.

Parceria com Tarcísio Meira

A história de amor e parceria entre Glória Menezes e Tarcísio Meira também segue como um dos capítulos mais marcantes da trajetória da atriz.

Os dois se conheceram no início dos anos 1960, quando trabalhavam juntos no teatro, e a relação profissional acabou se transformando em romance. O casal se casou em 1963 e permaneceu unido por 59 anos, até a morte de Tarcísio, em 2021.

Nas telas, Glória e Tarcísio também fizeram história. Juntos, protagonizaram 2-5499 Ocupado, produção apontada como a primeira novela diária da televisão brasileira, e voltaram a dividir cenas em sucessos como Sangue e Areia e Irmãos Coragem.

Em 1988, ainda estrelaram o seriado Tarcísio & Glória, reforçando uma parceria que atravessou boa parte da carreira dos dois.

Glória deixa três filhos: João Paulo, Maria Amélia e Tarcísio Filho, único filho do casal. A atriz também era avó e bisavó, tendo celebrado momentos em família ao longo dos últimos anos.

Laura Cardoso

Laura Cardoso morreu na noite de segunda-feira (17), em sua casa no bairro Sumaré, na Zona Oeste de São Paulo. A informação foi divulgada no perfil oficial da atriz no Instagram.

“Nossa grande estrela se despediu de nós 🌟❤️ Laura Cardoso estará para sempre em nossos corações. Obrigada por tudo, nossa amada e eterna Laura Cardoso”, diz a publicação.

Segundo Fátima Cardoso, filha da atriz, Laura passou mal em sua residência por volta das 23h20.

Trajetória

Laurinda de Jesus Balleroni nasceu em 1927 e começou a atuar aos 15 anos. Ela estreou na TV com 25, em 1952, em “Tribunal do Coração”, da TV Tupi. Desde então, trabalhou em mais de 60 novelas, sendo a atriz com mais títulos na carreira do país. Seu último trabalho na TV foi na novela “A Dona do Pedaço”, em 2019, e no filme “Dona Rosinha”, de 2025.

A atriz estreou na TV Globo em 1981, na novela “Brilhante”, a convite do diretor Daniel Filho. E acabou contratada dois anos depois, quando atuou no folhetim “Pão Pão, Beijo Beijo”. Em 1993, Laura Cardoso viveu um de seus papéis mais emblemáticos na TV, Dona Isaura, mãe das gêmeas Ruth e Raquel, em “Mulheres de Areia”.

No ano seguinte, outro papel reforçou o talento da atriz e até hoje segue como um de seus personagens mais lembrados, Dona Guiomar, de “A Viagem”, onde contracenou com Miguel Falabella, que homenageou a atriz na madrugada desta terça em seu Instagram.

“Laura era gigante, compulsiva e tinha um talento que não cabia em seu corpo pequeno”, disse o ator.

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *