Compartilhe o nosso portal

São Luís (MA), 27 de novembro de 2025

Search
Search

Anvisa aprova primeira vacina em dose única do mundo contra a dengue

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou, na quarta-feira (26), a primeira vacina em dose única do mundo contra a dengue. O anúncio foi feito após a assinatura de um termo, considerado a última etapa para o registro do imunizante (produzido 100% em laboratório nacional), durante uma coletiva de imprensa nesta manhã.

Anúncio foi feito após a assinatura de um Termo de Compromisso, considerado a última etapa para o registro do imunizante (produzido em laboratório nacional)

Felipe Souza, da CNN Brasil

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou, nesta quarta-feira (26), a primeira vacina em dose única do mundo contra a dengue. O anúncio foi feito após a assinatura de um termo, considerado a última etapa para o registro do imunizante (produzido 100% em laboratório nacional), durante uma coletiva de imprensa nesta manhã.

A produção do imunizante Butantan-DV, que é o primeiro do mundo contra a dengue em dose única, é resultado de uma parceria entre o Ministério da Saúde, o Instituto Butantan e o laboratório chinês Wu Xi.

Segundo Priscilla Perdicaris, secretária estadual de Saúde em Exercício, a vacina vai ser usada não apenas em São Paulo e no Brasil, mas também nas Américas. “Só em São Paulo, de janeiro a novembro de 2025, tivemos 108 óbitos confirmados por dengue, vidas que poderão ser preservadas já a partir do próximo ano, com a disponibilização do imunizante”, explicou a secretária.

Em nota, a Anvisa explicou que a tecnologia utilizada pelo novo imunizante é a de vírus vivo atenuado, com indicação aprovada para pessoas entre 12 a 59 anos de idade — perfil que ainda pode ser ampliado, a depender de novos estudos apresentados pelo fabricante.

O início da vacinação e a faixa etária de aplicação ainda serão definidas pelo Ministério da Saúde.

Segundo a agência, o pedido de registro da vacina foi apresentado pelo Instituto Butantan em janeiro deste ano, quando a Anvisa determinou prioridade de análise e organizou um painel técnico com especialistas externos para colaborar com o processo.

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *