Compartilhe o nosso portal

São Luís (MA), 27 de novembro de 2025

Search
Search

Weverton é designado relator da indicação de Messias ao STF

Senador maranhense deve apresentar parecer no próximo dia 3. Ele recebeu a notícia em Roma, na Itália, onde participa de um evento empresarial. Líder do PDT e vice-líder do governo no Senado, ele também foi relator da indicação de Flávio Dino ao STF.

Senador maranhense deve apresentar parecer no próximo dia 3. Messias tem marcado conversas com parlamentares em busca de votos, e já esteve com alguns deles no Senado.

Por Gioconda Brasil, TV Globo — Brasília

O senador Weverton Rocha (PDT-MA), relator da indicação de Messias ao STF — Foto: Adriano Soares/Grupo Mirante

O senador Weverton Rocha (PDT-MA), relator da indicação de Messias ao STF — Foto: Adriano Soares/Grupo Mirante

O senador Weverton Rocha (MA), líder do PDT, foi comunicado nesta terça-feira (25) que seria o relator da indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, para a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal.

Weverton recebeu a notícia em Roma, na Itália, onde participa de um evento empresarial. Vice-líder do governo no Senado, ele também foi relator da indicação de Flávio Dino ao STF.

“Assim que retornar ao Senado, na próxima semana, vou tratar dessa missão com a responsabilidade que o processo requer”, disse o parlamentar do PDT.

No retorno ao Brasil, o senador pretende se reunir com o presidente do Senado e com Jorge Messias, para acertar os detalhes da sabatina.

O Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, durante a cerimônia — Foto: Mateus Bonomi/Estadão Conteúdo

O Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, durante a cerimônia — Foto: Mateus Bonomi/Estadão Conteúdo

Os presidentes da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Otto Alencar (PSD-BA), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), anunciaram nesta terça-feira (25) que a CCJ vai sabatinar o advogado-geral da União, Jorge Messias, no dia 10 de dezembro.

No mesmo dia, segundo Alcolumbre, o plenário vai votar a indicação de Lula ao Supremo Tribunal Federal.

Alcolumbre defendia o nome do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para vaga no Supremo, mas, na semana passada, Lula descartou a possibilidade de indicá-lo e logo depois anunciou o nome de Messias.

Messias foi indicado pelo petista para a vaga deixada por Luís Roberto Barroso, que pediu a aposentadoria antecipada da Corte em outubro.

Nesta segunda-feira (24), Messias publicou uma carta direcionada a Alcolumbre.

a mensagem, ele afirma se sentir no dever de oferecer-se ao “escrutínio constitucional” do presidente do Senado e menciona que, juntos, eles sempre poderão aprofundar o diálogo.

Embora já publicada no diário oficial, a mensagem do presidente Lula que indica Jorge Messias para a vaga do ministro aposentado Luís Roberto Barroso ainda não foi enviada ao Senado.

Corpo a corpo

Desde a semana passada, Jorge Messias tem procurado os senadores pedindo para ser recebido.

Mas, até o momento, são poucas as confirmações. Já houve pedidos de conversas com as lideranças do MDB e do PSD. As datas ainda não foram marcadas.

Jorge Messias tem priorizado senadores da bancada evangélica para os primeiros contatos. Ele também é evangélico.

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *