Compartilhe o nosso portal

São Luís (MA), 8 de novembro de 2025

Search
Search

Natureza enfurecida: tornado destrói cidade de Rio Bonito, no Paraná.

o menos seis pessoas morreram e 750 ficaram feridas após a passagem de um tornado na região centro-oeste no Paraná, na tarde desta sexta-feira, 7. Os fortes ventos deixaram um rastro de destruição na cidade de Rio Bonito do Iguaçu, município de cerca de 14 mil habitantes, localizado a aproximadamente 380 quilômetros de Curitiba.

Rajadas de vento provocaram abalo em 50% das estruturas da cidade, que está sem energia elétrica; cerca de 10 mil pessoas foram afetadas, já há registro de oito mortos e centenas de feridos

o menos seis pessoas morreram e 750 ficaram feridas após a passagem de um tornado na região centro-oeste no Paraná, na tarde desta sexta-feira, 7. Os fortes ventos deixaram um rastro de destruição na cidade de Rio Bonito do Iguaçu, município de cerca de 14 mil habitantes, localizado a aproximadamente 380 quilômetros de Curitiba.

Inicialmente, a Defesa Civil do Paraná havia confirmado cinco óbitos, mas o número foi atualizado na manhã deste sábado, 8. O número de feridos, inicialmente de 130, subiu para 750, segundo o governo do Paraná, com base nos atendimentos até o início da tarde. Outras 28 pessoas estão desabrigadas, além de cerca de 1 mil desalojadas. A força estima que o total de afetados seja de 10 mil.

https://youtu.be/T4FXWAMypSE?t=17

egistros mostram que as rajadas provocaram destelhamento de residências, além de quedas de árvores e postes. Rio Bonito do Iguaçu está sem energia elétrica e 50% das estruturas da área urbana da cidade foram deterioradas.

Um vídeo divulgado pela Defesa Civil de São Paulo, que opera de forma articulada com os Estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina por conta da passagem de um ciclone no

sul e sudeste do País, mostra parte da cidade com edificações colapsadas e até carros revirados nas vias.

Tornado que atingiu Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, também afetou outras cidades; veja

“Estima-se que mais de 50% da zona urbana de Rio Bonito do Iguaçu foi afetada por destelhamentos, muitos totais. Houve inúmeros colapsos estruturais de edificações comerciais, de órgãos públicos e residências. A malha viária foi comprometida e a rede elétrica foi danificada”, informou a Defesa Civil em nota publicada por volta das 6h45 deste sábado.

Os números do tornado:

  • Óbitos: 6
  • Feridos: 750
  • Desabrigados: 28 (até o momento)
  • Desalojados: 1 mil
  • Total de afetados: 10 mil

Em pronunciamento feito nas redes sociais, o governador Ratinho Júnior (PSD) confirmou que a região foi atingida por um tornado. Ele estava acompanhado de representantes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.

“Hoje, lamentavelmente, a gente teve um tornado que já foi confirmado pelo Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), um tornado de nível 3, com ventos que passam de 250 (km) por hora e que, lamentavelmente, muitas cidades da região centro-oeste do Paraná foram afetadas, em especial, Rio Bonito do Iguaçu e a cidade de Candói”, disse Ratinho Júnior.

Segundo o governador, além das duas cidades, outros municípios do entorno, como Guarapuava, também foram atingidos pelos fortes ventos e chuvas. “Infelizmente tivemos óbitos, que ainda estão sendo avaliados pela Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros”, acrescentou.

O governador informou que equipes da Defesa Civil, Bombeiros e Polícia Militar prestam apoio no resgate de vítimas e no atendimento à saúde das pessoas. Feridos estão sendo encaminhados para os hospitais da região, como Laranjeiras do Sul, Cascavel e Guarapuava.

De acordo com o Simepar, o tornado foi ocasionado por uma tempestade classificada como “supercélula” e os ventos podem ter ultrapassado os 250 km/h.

“A ocorrência foi classificada preliminarmente como um tornado categoria F2 da escala Fujita. Na escala, isso corresponde a rajadas de vento entre 180 km/h e 250 km/h. Pela gravidade das ocorrências, mais análises serão realizadas e o tornado pode ser reclassificado como categoria F3 – ou seja, equivalente a ventos acima de 250 km/h”, disse o órgão.

https://youtu.be/T4FXWAMypSE?t=17

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *