São Luís passou a contar, desde segunda-feira, 27, com um voo regular e inédito, direto para o Aeroporto de Congonhas (SP). O voo será operado pela Latam Airlines e integra as sete novas rotas anunciadas pela Motiva Aeroportos, antiga CCR, concessionária do Aeroporto Marechal Cunha Machado, em São Luís.

A capital maranhense está entre as seis cidades do Nordeste cujos aeroportos bateram recorde de movimentação da última década, conforme dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Entre janeiro e setembro deste ano, os aeroportos de São Luís (MA), Recife (PE), Maceió (AL), Porto Seguro (BA), João Pessoa (PB) e Aracaju (SE) tiveram o maior movimento da última década. Foram registrados 14.861.390 passageiros nesse período somando o fluxo dos aeroportos destas seis cidades. Todas superaram os níveis de 2019, último pico antes da pandemia, o que atesta a recuperação e o fortalecimento do turismo.
Essa retomada do setor já era indicada no Maranhão com os dados da movimentação no Aeroporto Marechal Cunha Machado desde o período de São João deste ano. Em agosto, o Observatório do Turismo do Maranhão (Obstur-MA) divulgou a análise que fez dos dados da Anac sobre o período das festas juninas: o estado encerrou o mês de julho recebendo 118.164 passageiros, resultado 17,03% superior ao mesmo período de 2024.
A análise do Obstur-MA mostrou que o Aeroporto Marechal Cunha Machado contabilizou 100.985 desembarques em julho, crescimento de 17,72% em relação ao mesmo mês do ano anterior (85.787). Em Imperatriz, segunda maior cidade do estado, a alta foi de 13,63%, com 17.179 desembarques, frente aos 15.119 passageiros em 2024.
Nesta segunda-feira, durante o início da nova rota operada pela Latam, a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, lembrou que a gestão estadual tem feito várias articulações para ampliação, melhoria e mais conforto na malha aérea do estado. Segundo ela, esse voo é estratégico porque vem oportunizar aos turistas maior facilidade de acesso e traz toda uma questão corporativa, com muita procura. “Estamos trabalhando para melhorar a malha aérea incentivando as companhias com a redução de ICMS e fazendo com que os maranhenses tenham oportunidade de viajar com mais tranquilidade e os turistas cheguem à nossa cidade satisfeitos”, declarou Socorro Araújo.

O gerente do Aeroporto de São Luís, Marcelo Angelim, lembrou que o avanço gera um impacto positivo para o Maranhão. “A conectividade entre São Luís e Congonhas fortalece a integração da nossa capital com São Pulo e abre novas possibilidades para fortalecer ainda mais o turismo, o comércio e os negócios”, frisou.
Com capacidade para 176 passageiros por voo, a nova ligação aérea impulsionará significativamente o turismo de lazer e de negócios, além de abrir novas oportunidades para o comércio, investimentos e parcerias estratégicas. Segundo a gerente de Aeroportos da Latam Brasil, Elisa Pereira, a rota é estratégica para a companhia aérea.
Já o gerente de Negócios Aeroportuários e Infraestrutura da Latam Brasil, Marcus Campos, destacou que o Aeroporto de São Luís está entre os que mais cresceram proporcionalmente no país em 2025 e que a rota atende uma demanda antiga.

Já o gerente de Negócios Aeroportuários e Infraestrutura da Latam Brasil, Marcus Campos, destacou que o Aeroporto de São Luís está entre os que mais cresceram proporcionalmente no país em 2025 e que a rota atende uma demanda antiga. “Normalmente os passageiros do Maranhão têm horários inconvenientes, na madrugada. Esse é um voo diurno, chegando ao principal aeroporto de São Paulo. A gente nota o interesse pelo Maranhão como destino turístico, e isso naturalmente nos motiva a ampliar essa conectividade”, afirmou.
A nova rota representa mais agilidade, comodidade e acesso direto ao principal centro econômico do Brasil, sem a necessidade de conexões em Guarulhos ou Viracopos. “Para quem utiliza regularmente desse meio de transporte para a capital paulista, o novo voo é a concretização de um sonho”, pontuou.







