O governador Carlos Brandão oficializou a nomeação de Oquerlina Maria Costa Silva para a presidência da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), em ato publicado no Diário Oficial do Estado do Maranhão desta segunda-feira. A troca veio depois de uma determinação do STF.

Antes de assumir o comando da Emap, Oquerlina exercia o cargo de secretária-adjunta de Recursos Ambientais da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), “onde se destacou por sua atuação em políticas de sustentabilidade, licenciamento e gestão ambiental”, segundo informações oficiais do Governo do Estado
Com a nova função, ela passa a dirigir a empresa responsável pela administração do Porto do Itaqui e de outros terminais sob jurisdição estadual.
Determinação judicial
Oquerlina passa a ocupar o lugar de Gilberto Lins Neto na presidência da Emap. Ele deixou o cargo por força de uma decisão judicial, ano passado, do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, que determinou que fossem suspensas as nomeações de parentes do governador Carlos Brandão (PSB) para cargos na administração pública estadual. Lins Neto é casado com uma sobrinha do chefe do Executivo estadual.
Segundo o curriculum divulgado da nomeada, a nova diretora-presidente da Emap possui formação em Licenciatura em Geografia pela UEMA (2006), Especialização em Geoprocessamento e Planejamento Urbano e Rural (pela Universidade Gama Filho), Especialização em Georreferenciamento de Imóveis Rurais (Faculdade de Engenharia de Minas Gerais) e MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).