Compartilhe o nosso portal

São Luís (MA), 12 de setembro de 2025

Search
Search

Grave! Marcos do Val diz ter orientado Fux sobre voto para evitar sanções dos EUA

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) afirmou, nesta quarta-feira (10), ter se reunido com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux, a quem teria recomendado apresentar uma posição divergente na Primeira Turma do STF para não ser alvo de sanções impostas pelos Estados Unidos.

Parlamentar disse em live que encontro teria evitado inclusão do ministro do STF em lista de sanções internacionais

Por Glauco Farias (Forum)

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) afirmou, nesta quarta-feira (10), ter se reunido com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux no início de junho. 

Do Val fez a declaração durante uma transmissão ao vivo, realizada no mesmo dia em que o ministro Fux profere seu voto na ação penal 2668. O senador afirma ter recomendado ao magistrado apresentar uma posição divergente na Primeira Turma do STF para não ser alvo de sanções impostas pelos Estados Unidos.

O senador alegou ter tratado do assunto com uma equipe do governo estadunidense durante uma viagem ao país em julho, realizada mesmo com seu passaporte retido por decisão do ministro Alexandre de Moraes. Ele foi posteriormente alvo de uma operação da Polícia Federal por descumprimento da ordem judicial.

“Por que o Fux não entrou na lista dos Estados Unidos? Fiz a reunião. Foi excelente. O Fux é o cara humano, justo e já não aguentava mais ficar calado. E a conversa foi… Eu disse a ele: segue, inicia discordando do que tá acontecendo, do que o STF está fazendo, porque se não o seu nome vai entrar na lista. E expliquei o que era a lista”, relatou Do Val.

revista Veja publicou originalmente o vídeo, que foi apagado depois pelo parlamentar. Confira abaixo um trecho.

FOGO NA PERUCA. O senador Marcos do Val revela suposta reunião secreta com o Min. Luiz Fux. O parlamentar afirma ter orientado o voto do magistrado para livrá-lo de sanções dos EUA: “Por que o Fux não entrou na lista dos Estados Unidos? Fiz a reunião. Foi excelente. […] Eu disse a ele: segue, inicia discordando do que tá acontecendo, do que o STF está fazendo, porque o seu nome vai entrar na lista. E expliquei o que era a lista. Inicialmente perde visto” Depois de revelar a suposta reunião secreta com Fux, o senador apagou o post, porém segue o vídeo abaixo. Fonte: Robson Bonin / Revista Veja


Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *