Compartilhe o nosso portal

São Luís (MA), 4 de setembro de 2025

Search
Search

Professora é suspeita de matar sargento PM envenenado em casa

O crime teria ocorrido no dia 12 de maio deste ano. Segundo a investigação, Itean Carvalho Barbosa estava em sua residência quando se sentiu mal

Após os procedimentos de praxe, Dilceana Dias Barbosa foi levada para a Unidade Prisional do município.(Foto: Divulgação/PC-MA)

A Polícia Civil do Maranhão prendeu nesta quarta-feirA (04/Set) uma professora, identificada como Dilceana Dias Barbosa, suspeita de envenenar o próprio companheiro, o sargento da PMMA, Itean Carvalho Barbosa. O crime teria ocorrido no dia 12 de maio deste ano, em São João dos Patos.

Segundo a investigação do 1º Distrito Policial da cidade, a vítima estava em sua residência quando se sentiu mal. De imediato, o sargento foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São João dos Patos e, em seguida, transferido para um hospital de São Luís, onde faleceu no dia 15 de maio.

O corpo do agente de segurança foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para exames e serviço de verificação de óbito, tendo o laudo toxicológico constatado a presença do pesticida Metomil.

A Polícia Civil requereu junto ao Poder Judiciário pelo pedido de prisão da principal suspeita de cometer o crime.

De posse da ordem judicial, uma equipe policial esteve no Conjunto do Ipem, em São João dos Patos, onde deu cumprimento ao mandado de prisão contra a investigada. Após os procedimentos de praxe, Dilceana foi levada para a Unidade Prisional do município.

O que é Metomil?

Segundo o fabricante, Metomil é um inseticida carbamato para controle de pragas de amplo espectro e eficácia comprovada. Quando obtido e aplicado de forma responsável, ele ajuda os produtores a proteger as plantações, controlar a resistência e garantir rendimentos confiáveis estação após estação.

Metomil é um inseticida carbamato altamente eficaz, conhecido por eliminar rapidamente uma ampla gama de insetos mastigadores e sugadores. Como ingrediente ativo, o metomil atua principalmente inibindo as enzimas colinesterases no sistema nervoso dos insetos, interrompendo os impulsos nervosos e causando paralisia e morte em poucas horas. Essa ação rápida torna o metomil especialmente valioso para culturas que enfrentam surtos repentinos de pragas, onde o controle imediato é fundamental para proteger a produtividade e a qualidade.

Agricultores em todo o mundo utilizam o metomil em hortaliças, pomares, plantações de tabaco, algodão e culturas ornamentais para combater pragas como lagartas, moscas, besouros, tripes e cigarrinhas. Ele pode ser aplicado como pulverização foliar, tratamento do solo ou até mesmo como isca, oferecendo aos produtores opções flexíveis dependendo da pressão da praga e do estágio da cultura.

Além de sua atividade de amplo espectro, o metomil é valorizado por sua compatibilidade em programas de manejo integrado de pragas (MIP). Quando usado corretamente e em rodízio com outras classes de inseticidas, ajuda a controlar a resistência de pragas e a manter a eficácia dos controles químicos safra após safra.

Com informações de O Imparcial

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *